quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Ceriluz realiza fechamento da PCH RS-155



Usina RS-155 entra em funcionamento na metade do ano de 2012. O enchimento do lago aconteceu na manhã do dia 9 de Julho, segunda-feira, após autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).

A autorização para enchimento do lago dependia da incidência de chuvas mais significativas o que aconteceu na semana anterior, entre 7 e 8 de julho. O pluviômetro da usina registrou precipitações de 95 milímetros, contudo, acredita-se que na cabeceira do rio Ijuí esse índice tenha sido superior.

O enchimento do lago foi acompanhado por uma bióloga da Fepam e por uma equipe da Simbiota Consultoria Ambiental que fez o resgate da fauna íctica na parte posterior a barragem, realocando os animais para o leito do rio Ijuí. No total foram encontradas treze espécies de peixes, entre elas três que já são conhecidas, mas ainda não foram descritas pela ciência: um bagre e duas variedades de cascudos, todos de pequeno porte. Alguns desses peixes foram levados pela equipe da Simbiota para a realização de estudos futuros. Após esse trabalho realizado no dia 9 de julho a bióloga da Fepam emitiu seu parecer técnico enquanto que os profissionais da Simbiota encaminharam o relatório de resgate - acompanhado dos programas e planos ambientais realizados pela Cooperativa - para a fundação estadual, permitindo assim a obtenção da Licença de Operação.

Sempre no segundo sábado de cada mês, equipes da Ceriluz estão no local para receber e orientar visitantes. Interessados devem comparecer ao local da obra, próximo a ponte sobre o rio Ijuí, entre as comunidades de Santana e Chorão, a partir das 9h30 minutos.

Fonte: Ceriluz

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: