terça-feira, 29 de setembro de 2009

Fortuny recebe LI para Parque Eólico de Santana do Livramento

O secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, entregou ao presidente do grupo Fortuny, Antônio Badra, nesta segunda-feira (28), em Santana do Livramento, a licença de instalação (LI) emitida pela Fepam para futura implementação de um parque eólico no município. Berfran representou a governadora Yeda Crusius, cuja atuação foi elogiada e considerada decisiva para a realização de leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previsto para o final de novembro e que definirá o potencial gerador do empreendimento. "É um sonho para a nossa região, para Livramento. Parabéns, Badra, por investir na sua terra, acreditando na sua potencialidade", disse o secretário.
Badra disse que a licença é um marco para a região, transformando Santana do Livramento em "cidade-símbolo do Mercosul". "É uma energia limpa, com utilização crescente. Num momento em que existe esgotamento das fontes de energia, é importante lançarmos mão de alternativas", disse. O prefeito Wainer Machado também desacou a atuação da governadora, ressaltando o potencial de desenvolvimento para a região.
Atualmente, o Estado conta o Parque Eólico de Osório e capacita-se para ter mais de 30 projetos habilitados a concorrer ao leilão. Pelo projeto do grupo Fortuny, previsto para ser instalado na localidade de Cerros Verdes, a potência deve chegar a 149,60 megawatts (MW). Se sair vencedora, responsabilizando-se por determinada fração de geração, e por já possuir a LI, a empresa poderá iniciar as obras de construção do parque, obedecendo às condicionantes e restrições ambientais previstas no licenciamento.
O grupo Fortuny Energia do Brasil tem ainda em análise na Fepam processos para licença prévia (LP) aos parques eólicos em Santa Vitória do Palmar, Piratini, Cassino, Quaraí. O PE de Jaguarão está sendo analisado pelo IBAMA.
A Fepam iniciou a concessão das licenças aos mais de 30 projetos habilitados ao leilão para concluir a análise até o final de outubro e permitir, assim, a participação das empresas. Abundante fonte de energia renovável, a utilização de energia eólica (a partir dos ventos) para geração de eletricidade apresenta benefícios ambientais e tecnológicos.
O trabalho de monitoramento ambiental está sendo realizado pela equipe da Simbiota Consultoria Ambiental.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário: